Ao procurar arame para finalizar seu projeto, é comum se deparar com uma ampla variedade do produto. E, afinal, para que serve cada tipo de arame? Conheça, a seguir, a utilidade de cada um!
O arame é um material bastante versátil, tanto que pode ser aplicado em diferentes projetos, mas determinados tipos possuem utilidades específicas. Saiba quais são elas:
O arame farpado caracteriza-se por ter lâminas perfurantes, o que dificulta a ultrapassagem e invasão de espaços. Por isso, é largamente utilizado como uma solução de segurança perimetral, na montagem de cerca de arame farpado.
O tipo arame liso é um fio de aço tradicional, porém com elevada resistência. Pode ser encontrado nas versões ovalada (usada na montagem de cerca, sobretudo de contenção de animais) ou redonda (aplicada na composição de tanques-rede, telas de alambrado e estruturação de cercas).
Curiosamente, o arame liso redondo também está disponível numa opção plastificada, que apresenta maior resistência à oxidação e processos corrosivos. Portanto, é ideal para instalações em áreas úmidas e com maresia.
O arame galvanizado tem como característica não ser resistente à maresia. Logo, não é a melhor alternativa para áreas litorâneas, porque pode oxidar mais rápido nesses ambientes.
No entanto, essa versão é extremamente segura para montagem de cercas em áreas urbanas e uma opção para fabricação de alças de baldes, partes de utensílios domésticos, entre outros.
O arame recozido caracteriza-se por ter elevada maleabilidade, o que facilita amarrações de armadura de concreto armado, por exemplo. Por isso, é bastante utilizado em processos de construção civil.
Este é um tipo com nome autoexplicativo: trata-se de um arame feito com aço inoxidável, ou seja, é resistente a ambientes abrasivos e com maresia, sem se oxidar rapidamente. É aplicado em cercas, utensílios domésticos e eletrônicos.