Serpentina ou Concertina para Muros: Qual o Certo?

Muitas vezes, acabamos nos confundindo com palavras que apresentam uma sonoridade semelhante. Esse é o caso dos termos serpentina e concertina para muros quando empregados para designar a cerca de arame utilizada em muros com o objetivo de proteger um imóvel contra invasões.

Assim, o post de hoje tem como objetivo sanar essa dúvida. Qual é o correto? Serpentina ou concertina para muros?

Cerca de serpentina existe?

De acordo com o dicionário online de língua portuguesa Priberam, existem seis definições para o termo serpentina. São eles:

  1. Candelabro com braços tortuosos para duas ou mais velas.
  2. Vela de três lumes que se acende no Sábado de Aleluia.
  3. Tubo em espiral do alambique.
  4. Antiga peça de artilharia.
  5. Trepadeira amazônica.
  6. Tira de papel de cor enrolada que se atira em folguedos carnavalescos.

Já para o verbete “concertina”, o dicionário traz duas definições possíveis. A primeira refere-se a um instrumento musical pouco conhecido.

A concertina como um instrumento musical é uma espécie de acordeão que apresenta uma caixa poligonal geralmente em forma hexagonal ou octogonal. Ela apresenta grande importância no folclore nacional de Portugal e também de regiões do Brasil, principalmente do Espirito Santo. Contudo, atualmente a concertina está cada vez mais em desuso, o que explica o pouco número de pessoas que tem conhecimento do instrumento musical. Seu uso acabou sendo amplamente substituído pelo do acordeão.

Além de designar um instrumento musical pouco conhecido, o termo concertina também apresenta outra definição. Espiral de arame farpado.

Assim, pode-se afirmar que o termo serpentina para muros é incorreto. Como foi visto, o termo não possui referência com arame farpado, sendo mais popularmente empregado como as tiras de papel colorido utilizadas pelos foliões durante as comemorações do Carnaval. A serpentina também é reconhecida como a espiral dos alambiques.

Agora que você já sabe que o termo correto a ser utilizado é concertina para muros, que tal conhecer um pouco mais sobre esse objeto?

Concertina para muros

concertina

 

A concertina é um arame farpado espiralado que atua como uma eficiente barreira contra invasões. Ela tem uma história de origem um tanto curiosa, porque no princípio era utilizada como um elemento da arquitetura militar para a defesa. As cercas de arame farpado utilizadas durante a Primeira Guerra Mundial tinham como objetivo dificultar que as tropas adversárias penetrassem as trincheiras do outro exército.

Com o tempo, o uso da concertina acabou deixando de ser restringido apenas ao exército e passou a ser utilizada também na esfera civil. Hoje, caminhando pelas cidades, é muito grande a probabilidade de você encontrar uma cerca de concertina em uma casa ou até mesmo em indústrias e estabelecimentos comerciais.

E a ampla adoção da concertina em ambientes urbanos comprova que ela é muito prática e eficiente! Veja abaixo alguns dos locais que permitem a instalação do produto:

  • Residências;
  • Condomínios;
  • Indústrias
  • Escolas;
  • Presídios.

Por que instalar concertina em um muro?

  1. Maior segurança. Uma proteção de concertina no muro do seu imóvel é a certeza de que você, sua família e sua propriedade estarão mais seguros. A concertina, por apresentar farpas de arame, faz com que o seu imóvel se torne um alvo mais difícil para invasão. Além disso, a cerca de concertina colocada no alto de muros também age como uma barreira psicológica. A possibilidade de ferimentos graves é um importante elemento de dissuasão para pessoas que são mal intencionadas.
  2. Não consome energia. Ao contrário das redes eletrificadas, a concertina possui o benefício de não precisar ser alimentada a uma rede elétrica. Isso acaba se tornando um ponto muito positivo, principalmente porque esse tipo de instalação eletrificada fica ligada 24 horas por dia. Seu bolso agradecerá a economia na conta de luz.
  3. Não exige manutenção frequente. As cercas de concertina são extremamente resistentes às intempéries e também muito duráveis. O metal utilizado nas concertinas recebe um tratamento especial de zinco. Isso acaba dificultando a oxidação do metal e contribui com a vida útil do produto, uma vez que será mais difícil que o metal enferruje.
  4. Valor atrativo. Quando comparada a outros instrumentos de cercamento e proteção, a concertina apresenta um ótimo custo-benefício. E também sua instalação é simples.

Mas para que você possa desfrutar desses benefícios é preciso cuidado ao escolher sua concertina.  Lembre-se de verificar todas as especificidades técnicas do produto para que assim você possa escolher o modelo que melhor se adapta as suas necessidades.

Dicas para escolher e instalar a concertina

Independente do tipo escolhido, uma boa pesquisa é fundamental antes de decidir onde comprar o material. Certifique-se de que ele foi feito em uma fábrica de concertina de confiança!

Também é importante decidir se o muro em que você pretende colocar a concertina pode ser devidamente utilizado. Se ele for muito baixo, pode haver o risco de que outras pessoas que não invasores acabem se ferindo nas lâminas cortantes. O recomendado é que o muro tenha pelo menos 2 metros de altura, mas esse número não é imutável. Cabe aqui utilizar o bom senso.

A instalação de todas as versões é muito semelhante – exceto pela concertina em rede laminada que, por ser semelhante a um alambrado, é instalada de forma semelhante a esta cerca. Mas tenha muito cuidado durante a instalação. A concertina é extremamente cortante e deve ser manuseada com cuidado!

Por isso, o mais indicado é que a instalação seja feita por um profissional qualificado e bem equipado. É indispensável, como medida de proteção, a utilização de luvas resistentes, óculos de proteção e capacete.

Onde comprar concertina para muros?

A Pantelas é um distribuidor de concertina para muros que possui vários modelos do item à disposição do consumidor, que deve optar pela que atende melhor suas necessidades. Por isso, não deixe de conferir em nosso site todas as soluções em segurança que possuímos ou nos faça uma visita. Ficaremos contentes em poder ajudar!

 

Você também poderá se interessar por…

>> Arame farpado e suas aplicações

>> Telas metálicas: saiba a diferença entre elas

>>  Tela alambrado: porque usar e suas vantagens

Comentários