Quais são os tipos de gramas sintéticas?

O uso de grama sintética ficou restrita aos campos de futebol por muito tempo. Porém, com as tecnologias neste segmento, hoje é possível encontrar diversos tipos de grama sintética tanto para a prática esportiva quanto para a área de decoração e paisagismo. Ela é uma ótima opção para substituir a grama natural em jardins, evitando a necessidade de manutenção constante.

Dependendo da técnica de fabricação e tamanho, podem ser aplicadas em diversos lugares. Nesse post, vamos explicar quais as diferenças entre as gramas sintéticas para que você possa fazer a melhor escolha para o seu projeto.

tipos-de-grama-sintética

 

Opções de Grama Sintética

Atualmente existem gramas sintéticas com uma ou duas cores. Quanto mais cores, mais realista ela é em relação a grama natural, pois a mistura de cores em tons de verde com a cor palha se assemelha ao aspecto seco presente no gramado natural. As opções disponíveis para instalação em residências e outras instalações comerciais são:

  1. Grama Sintética Fibrilada: esse tipo de grama possui os fios com riscos em toda a sua extensão, que dão o aspecto de fibras. Por parecer mais com as folhas naturais, ela se parece mais com a grama verdadeira.
  2. Grama Sintética Crimp: essa grama possui os fios retorcidos que a deixam mais compacta, por isso costuma ser muito utilizada em campos de futebol ou em outros locais em que são realizados exercícios físicos. A principal vantagem é que os fios retorcidos impedem que os fios enrosquem na chuteira ou sejam puxados ao correr.
  3. Grama Sintética Fita Plana: nesta categoria estão as gramas com fios lisos, sem fibras e nem retorcida. Sua largura é maior do que os fios do tipo “soft”, por isso ela apresenta um visual menos leve e menos parecido com uma grama natural.

 

Indicações de uso para grama sintética

As gramas sintéticas podem ter tamanhos variados e normalmente isso determina também as indicações de uso para elas. Constituída por uma base preta plástica permeável, os fios imitam a grama e são presos a essa base, podendo ser de polietileno, polipropileno ou nylon. A grama sintética decorativa normalmente tem altura entre 25 e 30mm.

  • Grama Sintética 12mm – Fibrilada:

Este é um dos tipos de grama mais utilizados em playgrounds e áreas decorativas, como jardins. Prédios e condomínios costumam solicitar bastante esse modelo de gramado devido a sua baixa manutenção e facilidade de aplicação. Além disso, ele garante segurança às crianças para que brinquem sem preocupação. Outro ponto interessante dessa grama é que ela possui um efeito estético bonito e suave, sendo também ideal para ambientes com animais de estimação.

  • Grama 17mm – Fibrilada:

Assim como o modelo de 12mm, essa grama também é fibrilada. Além disso, possui proteção antichamas, tratamento antibacteriano e proteção especial contra raios UV. Ela é considerada um dos tipos de gramado mais resistentes do mercado e são ideais para áreas de grande impacto, como academias, eventos, playgrounds, centro de treinamento para pets, entre outros.

  • Grama 20mm – Fita Plana:

Este modelo possui quase o dobro do tamanho da grama sintética de 12mm. Ela possui um tamanho mais alongado, o que requer técnicas específicas de aplicação. Mesmo assim, os custos de manutenção são baixos e ela é capaz de absorver impactos, sendo possível aplica-las em ambientes internos e externos.

  • Grama 30mm – bicolor

Esse é o maior tamanho de grama sintética para jardim. Ela possui um design similar ao da grama natural, com fios grandes e em duas tonalidades esverdeadas. É uma excelente opção para quem busca naturalidade em seu projeto de paisagismo, tanto em casa quando em apartamentos.

 

Opções de grama sintética para esportes

A prática de esportes, em especial o futebol, precisa de gramas sintéticas especiais para absorver os impactos sem ocasionar problemas ao atleta e nem mesmo perder seu aspecto estético. Dessa forma, existem algumas categorias possíveis para aplicação em quadras esportivas:

  • Grama 30mm:

A grama sintética 30mm é um dos tipos de grama esportiva mais utilizados durante a construção de um campo Society. Inclusive, também pode ser aplicada em quadras de tênis e golfe. Ela é muito vantajosa para quadras de futebol, pois facilita o deslocamento da bola e aumenta sua velocidade. No caso do golfe, a utilização da grama sintética é fator decisivo para ganhar o jogo. É ele que impede que haja algum tipo de alteração na trajetória da bola e promete um desempenho mais preciso.

  • Grama 40mm:

A grama de 40mm é de alta tecnologia e é recomendada tanto para uso residencial quanto comercial. Ela pode ser instalada em bases de concreto, contrapiso, piso asfáltico, entre outros. É indicada para a prática de diversas modalidades esportivas devido a sua resistência, durabilidade e segurança.

  • Grama 60 mm:

Esse tipo de grama é especialmente desenvolvido para a prática do futebol, seja ele profissional ou amador. Ela é fibrilada e possui um método de tingimento em massa que garante brilho e coloração intensa de seus fios. Este tipo de gramado artificial tem sua vida útil prolongada, o que diminui as chances de trocas e manutenções constantes. É altamente resistente ao uso contínuo e a possíveis danos externos, como sol, chuva, etc.

Quais são os tipos de gramas sintéticas?
Avalie!

Comentários