Mosqueteiro ou mosquiteiro? Qual o significado?

Você está pretendendo comprar uma tela que evite a entrada de mosquitos em sua casa ou comércio e surgiu uma dúvida. Qual é o correto: tela mosquiteira ou tela mosqueteira? Bom, esse post vai solucionar essa questão para que você nunca mais erre!

Mosquiteiro?

De acordo com o dicionário Priberam, a palavra mosquiteiro pode ter dois significados. O primeiro seria “rede ou cortina para resguardar de moscas e mosquitos”.

Portanto, ao se referir à tela, o correto é tela mosquiteira.

Já a segunda acepção da palavra é um tanto curiosa. No Brasil, a palavra pode se referir a um “ajuntamento, às portas ou janelas, de pessoas a apreciar ou criticar algum acontecimento”.

Pronto. Agora você já sabe qual é o correto. Mas ainda fica uma dúvida: o que é mosqueteiro? O título abaixo ajuda a dar uma pista.

Um por todos…

Mosqueteiro refere-se a um antigo soldado armado de mosquete. O mosquete é uma arma de fogo que foi muito utilizada pela infantaria entre os séculos XVI e XVII. Predecessor da espingarda moderna, o mosquete geralmente era utilizado munido de uma baioneta.

O mosqueteiro se tornou uma palavra conhecida até os dias de hoje em razão da célebre obra de Alexandre Dumas. Os Três Mosqueteiros é um clássico que entrou no imaginário popular. Afinal de contas, quem não conhece o lema dos mosqueteiros “Um por todos e todos por um”?

Nesse ponto é necessário criar um parêntese. Na verdade, em nenhum momento da obra de Dumas os mosqueteiros repetem essa frase. No livro, o lema é citado de forma parecida, porém invertida: “Todos por um! Um por todos!” (“Tous pour un! Un pour tous!”).

E mais uma curiosidade. Em latim, a frase fica “Unus pro omnibus, omnes pro uno. E esse é o lema tradicional da Suíça.

Você também poderá se interessar por…

>> Utilizando tela mosquiteira para se proteger do Aedes aegypti

>> Dicas para construção e projeto da quadra poliesportiva

>> Como usar grama sintética decorativa para festas infantis

Mosqueteiro ou mosquiteiro? Qual o significado?
Avalie!

Comentários