Contra a febre amarela utilize tela mosqueteira

A febre amarela é uma doença grave, causada por um vírus e transmitida por vetores (os mosquitos).

Recentemente, a febre amarela voltou aos noticiários devido a um surto da doença. No Brasil, vários são os focos endêmicos da doença, como os estados de são Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os casos estão concentrados principalmente na região Sudeste.

Alguns dos sintomas da doença são:

  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça e dor muscular;
  • Náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Na sua forma mais grave, a doença pode aparecer após um pequeno período de bem-estar (até dois dias). Em sua fase mais severa, a doença possui como sintomas:

  • Insuficiências hepática e renal;
  • Icterícia (olhos e pele amarelados);
  • Manifestações hemorrágicas (sangramentos).
  • Cansaço intenso.

Prevenção contra a febre amarela

É importante destacar que o método mais eficaz de prevenção da contração da doença é por meio da vacinação. O Sistema único de Saúde (SUS) oferece a imunização para a população de maneira gratuita.

De acordo com o Ministério da Sáude, a vacinação para a doença é ofertada na rotina dos municípios, com recomendação de vacinação para a população dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Feita a prevenção, é preciso estar atento também para possíveis focos de procriação de mosquitos.

Tela mosquiteira contra febre amarela?

A tela mosquiteira consegue prevenir a transmissão de doenças cujos vetores sejam insetos ao impossibilitar a passagem dos animais pelos orifícios. Assim, ela atua como uma barreira que impossibilita que a fêmea dos mosquitos entre em contato com o ser humano.

O verão possui um ambiente propício para a reprodução de mosquitos. Isso ocorre por ser  uma estação abafada, chuvosa e úmida. Consequentemente, há uma maior incidência de larvas de mosquitos.

Também é no verão que as pessoas deixam suas casas abertas por mais tempo para ventilar e combater o calor. Isso aumenta a probabilidade de mosquitos entrarem no ambiente doméstico e realizarem contato com o homem, podendo infectá-lo.

Assim, a tela mosquiteiro funciona como uma tela de proteção. Ela diminui a chance de que mosquitos e outros insetos que possam ser vetores de doenças entrem no ambiente doméstico.

Mesmo que você e sua família tenham tomada a vacina contra a febre amarela, é importante lembrar que mosquitos são transmissores de inúmeras doenças. Entre elas, está a dengue, que também encontra um ambiente fértil para a proliferação do seu vetor durante as estações mais quentes.

Por isso, para que você e sua família estejam mais protegidos nesse verão, não deixe de investir em tela mosquiteira para as janelas.

Mais Informações sobre a febre amarela

>> [Folha] Tire suas dúvidas sobre febre amarela, infecção, sintomas e vacinação

>> [Ministério da Saúde] Febre Amarela

Você também poderá se interessar por…

>> Tela Alambrado: porque usar e suas vantagens

>> Tela de proteção para gatos: como proteger o seu animal de estimação?

>> Por que optar pelo alambrado revestido em PVC?

Contra a febre amarela utilize tela mosqueteira
Avalie!

Comentários