Como montar uma quadra esportiva?

A quadra esportiva é uma excelente escolha como opção de lazer. Seja para o quintal da sua casa ou para o condomínio. São ótimas para ajudar a manter o corpo em forma, incentiva a prática de esportes e ainda é um bom ponto de encontro.

Leia aqui neste artigo tudo o que você precisa saber para montar uma quadra poliesportiva:

como montar uma quadra esportiva

Comece pelo planejamento

Esse é o ponto inicial para montar qualquer coisa. Planejar-se evita problemas futuros e prejuízos. Portanto, é uma excelente maneira de começar a sua quadra esportiva.

Qual o objetivo da sua quadra esportiva? Para jogos simples, ela deverá medir pelo menos 15×4 metros. Contudo, cada esporte tem suas respectivas medidas de quadra.

Veja as medidas oficiais dos principais esportes:

 

  • Vôlei – 15×32 metros (mínimo de 11x23m);
  • Futebol de salão – 17x27m até 19x32m;
  • Basquete – 19x32m (mínimo de 15x28m).

 

Já uma quadra poliesportiva recomenda-se medir 20 por 40 metros. Além dessa medida, a quadra deve ter pelo menos 2,5 metros de distância das paredes do fundo e das laterais. O mínimo para uma quadra poliesportiva é de 18×30 metros.

A quadra poliesportiva serve para handebol, futebol de salão, vôlei, basquete, tênis etc.

Agora, sabendo o tamanho, é hora de começar a pensar nas estruturas e outros detalhes.

 

Prepare o terreno

O pavimento escolhido para a quadra precisa considerar o tipo de esporte. A grama sintética é boa para futebol, por exemplo, mas não se encaixa em quadra poliesportiva e em quadras que a bola precise quicar no chão.

Seja qual for o tipo de pavimento, precisa preparar o terreno. Isso inclui limpeza e aterro. Outro cuidado é com a impermeabilização do local. Essa é a maneira de prevenir infiltrações e evitar que formem poças d’água no meio da sua quadra após as chuvas.

Para uma quadra de futebol, pode apostar na grama sintética. Uma quadra esportiva com grama sintética para esporte é uma boa alternativa, pois esse gramado é feito especialmente para a prática de atividades, diminuindo o impacto nas quedas. O terreno precisa ser preparado, por isso é importante pensar nessa possibilidade logo no início.

 

Estrutura metálica

Com uma quadra poliesportiva coberta, é possível jogar uma partida mesmo com chuva. Esse tipo de quadra não depende de condições climáticas. E, possui um ótimo custo benefício, já que protege também o piso, a pintura, traves e outros equipamentos que possam existir.

Para definir a estrutura metálica usada, é interessante já pensar na rede de proteção para quadra esportiva. Pois dependendo do esporte praticado, é preciso ter um alambrado mais alto, o que irá influenciar na altura no telhado.

 

Cercamento da quadra

Toda quadra esportiva precisa de um bom cercamento. Isso ajuda a delimitar o perímetro e também evita que a bola saia do campo, aumentando a proteção dos telespectadores e de quem estiver passando por perto.

Existe a tela para quadra esportiva que é própria para essa finalidade. A tela de proteção pode ser feita com alambrado, que é bastante usado para esse fim. É resistente e evita a fuga da bola. Contudo, é importante considerar o esporte que será praticado. O tênis, por exemplo, precisa de telas de alambrado de pelo menos 4 metros de altura ao fundo da quadra.

 

Iluminação para quadra esportiva

Deve se considerar a posição da quadra e se ela será coberta ou não. A iluminação artificial ideal exige a contratação de um bom profissional para garantir que seja a melhor.

No caso de quadra esportiva sem cobertura, é interessante que ela fique posicionada no eixo norte-sul. Esse cuidado evita que a luz do sol acabe ofuscando os jogadores.

Para iluminação artificial, também precisa de cuidado para evitar que a luz forte acabe atrapalhando os jogadores ao invés de ajudar. No geral, usa-se 8 luminárias em 4 postes, um em cada canto da quadra. A altura é variável de acordo com vários fatores, mas no geral mede entre 6 e 8 metros.

A escolha do tipo de lâmpada também precisa considerar o tipo de esporte que será praticado. Montar uma quadra esportiva é uma boa iniciativa para garantir a diversão. Faça isso com materiais de qualidade para garantir também a tranquilidade e segurança.

Como montar uma quadra esportiva?
Avalie!

Comentários