Brincadeira é coisa séria! Brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças. É neste processo que elas exercitam uma série de habilidades muito importantes para a vida adulta, como a coordenação motora, a criatividade e a capacidade de se relacionar.
Os playgrounds – famosos parquinhos – são os espaços que abrigam este processo por excelência. Eles fazem parte das memórias de infância de muitas pessoas. Você com certeza passou horas a fio entretido pelas cores, brinquedos e outras crianças deles! Porém, além de lúdico, é essencial que os pais possam ficar despreocupados e deixem que as crianças brinquem à vontade. A Pantelas te dá algumas dicas para construir um playground seguro – e que fará parte das memórias mais queridas de seus filhos:
Correr, brincar, se machucar. Toda criança faz estas coisas! Os machucados com certeza fizeram parte da sua infância.
Em um playground seguro, por mais que a criança caia, não há o risco de ferimentos graves. Portanto, evite revestir o chão com materiais duros, como o concreto. Invista em opções mais macias, como a grama sintética. Além de amortecer quedas, ela é atóxica, antiderrapante e não causa queimaduras por atrito. A grama sintética também é durável, resistente e não demanda manutenção, ao contrário da natural.
Crianças são exploradoras natas. Por mais saudáveis e naturais que as descobertas da idade sejam, elas podem ser perigosas. Quem nunca ouviu uma história sobre uma criança que soltou a mão dos pais, saiu correndo, e se perdeu?
Consequentemente, um playground seguro tem sempre um cercamento. Há duas opções comuns: o gradil e a tela alambrado. Ambos são baratos, fáceis de instalar, podem ser pintados de cores lúdicas e não têm pontas soltas de metal. Lembre-se de investir em arames feitos de metal galvanizado, que não enferrujam.
Os brinquedos devem ser compatíveis com o espaço: as peças de plástico, por exemplo, esquentam sob o sol. Logo, devem ser evitadas caso o playground esteja em um local ensolarado ou você viva em uma região mais quente.
Fique atento também a possíveis vãos, principalmente aqueles em locais altos. Vale a pena instalar uma rede de proteção neles – a mesma rede instalada em janelas. É uma maneira simples e barata de evitar acidentes sérios.