As melhores cercas para hortas

Poder ter uma horta em casa é um dos privilégios de quem deseja colher suas próprias hortaliças e ter sempre opções frescas para servir para sua família. Porém, na hora de montar seu projeto, um dos cuidados que precisam entrar em pauta diz respeito ao cercamento da área em que ela vai ficar.

cercas para hortas

Pensar nisso é de extrema importância, principalmente se você possui animais de estimação ou deseja delimitar melhor este espaço para que seus legumes e hortaliças cresçam tranquilamente.

 

Como fazer o cercamento de uma horta

Existem muitas opções para deixar sua horta segura e bem delimitada. Normalmente, as cercas podem ser feitas com madeira, bambu, tela ondulada, arame, grades, entre outros materiais. Uma das vantagens é que existem lojas especializadas, como a Pantelas, que possuem telas para horta que são muito simples de instalar e vem praticamente prontas.

Para acertar no modelo, busque entender o que você deseja montar com a sua horta. Entender suas necessidades é o primeiro passo para escolher o melhor cercamento para delimitar este espaço. Se você tem animais de estimação, por exemplo, é necessário evitar que eles circulem pelos canteiros, por isso é importante escolher uma cerca mais fechada para que eles não consigam entrar.

 

Dicas para montar uma horta em casa

Se a sua ideia é cultivar hortaliças e temperos em casa, é muito importante escolher o local, as espécies, o preparo do solo, fazer a drenagem da terra para poder colher bons frutos. Uma horta caseira pode ter o luxo de ser orgânica. Além da torta de nim, que aduba e afasta pragas e doenças, pode-se usar húmus de minhoca ou torta de mamona, que é rica em nitrogênio e faz com que as folhas fiquem grandes e robustas. no entanto, cuidado: a torta de mamona é tóxica para bichos e crianças. Evite misturá-la à farinha de osso, porque os cachorros são atraídos pelo cheiro. Pode-se substituir a torta de mamona pela torta de algodão.

Além disso, é muito importante um local adequado para se ter uma horta de modo que proporcione, no mínimo, quatro horas de sol por dia às verduras e aos temperos. Embora a lavanda, o tomilho, o tomilho limão, o alecrim, o capim-limão e a citronela sejam mais resistentes ao vento, procure um lugar um tanto protegido para não comprometer o desenvolvimento de outras espécies.

As melhores cercas para hortas
4 (80%) 1 vote

Comentários