Arame farpado é o mesmo que concertina?

O arame farpado e concertina são dois materiais tradicionalmente utilizados para montar cercas e impedir o acesso a espaços. Justamente por exercerem as mesmas funções, ambos os materiais sempre levantam uma dúvida: será que arame farpado é o mesmo que concertina?

A resposta é simples e direta: não, os materiais são bastante diferentes. Confira, a seguir, características do arame farpado e concertina, bem como informações sobre quando utilizá-los.

arame farpado

Principais características do arame farpado

  1. Estrutura simples: o arame farpado é feito com dois fios metálicos que são enrolados, de maneira a formar um cabo reforçado, que é mais resistente a trações e cortes, ajudando a delimitar áreas com mais eficácia;
  2. Farpas: o material se diferencia por trazer várias farpas pontiagudas e perfurantes, que são distribuídas por todo o arame em direções distintas, de modo a dificultar a ultrapassagem por terceiros;
  3. Menor resistência à ação do tempo: o arame farpado é menos resistente à chuva e umidade. Por isso, pode ficar enferrujado com maior facilidade, necessitando troca ou manutenção com mais frequência. Mas, esse problema pode ser facilmente contornado ao investir na versão feita com aço galvanizado, por exemplo.

 

Características da concertina

  1. Estrutura espiral: a versão mais conhecida da concertina tem estrutura em espira e é feita com aço de elevada resistência ao corte, portanto, é mais difícil de ser ultrapassado;
  2. Lâminas cortantes: a concertina tem lâminas cortantes em sua extensão, o que aumenta a chance de acidentes durante uma tentativa de ultrapassagem, de modo a minimizar o risco de invasões.

Usos do arame farpado

Enquanto a concertina tem uso restrito a segurança perimetral, o arame farpado é mais versátil, podendo ser aplicado com diferentes finalidades, tais como:

 

  1. Montagem de cercas para espaços com menor perigo de invasão, seja em áreas internas ou limítrofes;
  2. Fabricação de cercas de contenção de gado ou demais rebanhos, de modo a manter os animais na área desejada;
  3. Proteção de espaços industriais ou com acesso restrito, impedindo a ultrapassagem de pessoas não autorizadas.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Entenda a importância das redes e telas de proteção

>> Aplicação e características dos arames

>> Montando uma cerca? Descubra quais são os acessórios imprescindíveis para o cercamento

Arame farpado é o mesmo que concertina?
Avalie!

Comentários