A quadra de esportes, seja em clubes privados, escolas, academias ou condomínios residenciais, deve receber cuidados especiais para aumentar sua vida útil e evitar gastos elevados com consertos de grande porte.
Mas, quais seriam os cuidados a serem adotados por uma empresa de quadras esportivas ou qualquer pessoa que tenha um espaço desse? Aqui, apresentamos os essenciais. Confira e coloque esses cuidados em prática!
Recomenda-se realizar a manutenção total da quadra esportiva a cada seis meses. Nesse intervalo, algumas vistorias e pequenas medidas de preservação devem ser tomadas. Durante esses processos, é importante considerar os seguintes detalhes:
O piso é a parte da quadra que mais está suscetível a danos. Portanto, dê uma atenção especial a ele. O ideal é fazer uma vistoria mensal por toda a quadra de esportes para identificar e corrigir possíveis pontos de infiltração.
Além disso, a cada seis meses renove a pintura do piso, especialmente as demarcações. Utilize uma tinta de quadra esportiva, como a epóxi, que é mais resistente à sujeira e manchas.
Os ralos e drenos da quadra devem passar por uma limpeza e desobstrução periódica, porque poças de água podem provocar infiltrações e desgaste do piso. Faça esses procedimentos semestralmente ou antes, se notar sinais de entupimento.
Os acessórios são os alambrados, telas, traves, redes, postes, entre outros detalhes da quadra esportiva. Se eles não estiverem em bom estado, não será possível praticar esporte corretamente e ainda há um maior risco de acidentes. Conserte ou troque esses itens durante a manutenção da quadra.
Lâmpadas quebradas ou queimadas devem ser trocadas para que a quadra possa ser utilizada em qualquer horário. Prefira usar as de LED, porque são mais eficientes e proporcionam uma economia de 20% a 25% na conta de energia elétrica.