(41) 3314-5000

Quadras Poliesportivas

A quadra poliesportiva, principalmente a coberta, é uma estrutura comum em locais como escolas, clubes, condomínios e chácaras. Mesmo quando não usada profissionalmente, é uma excelente opção de lazer por permitir a prática de diversos esportes.

As características desta estrutura variam de acordo com o local onde está. As quadras poliesportivas descobertas são uma opção de custo mais baixo, porém condições climáticas desfavoráveis inviabilizam seu uso. Locais muito chuvosos ou com tempo mais instável pedem um projeto de quadra poliesportiva coberta.

Seu tamanho varia de acordo com sua finalidade: a menos que a quadra seja usada em competições profissionais, não há uma norma estrita para o tamanho.  As quadras de condomínios, geralmente têm 10x20m podendo variar bastante devido ao menor espaço disponível os condomínios acabam “encaixando” as quadras poliesportivas nos espaços disponíveis, mas por regra não oficial, respeita-se um comprimento equivalente ao dobro da largura da quadra.

O piso das quadras poliesportivas geralmente é feito de concreto, com tinta especial por cima, para demarcar as áreas de cada modalidade, vôlei, futsal e basquete, por exemplo.

Caso a quadra poliesportiva seja para uso profissional, deve-se consultar as federações esportivas de cada modalidade para saber as dimensões exatas que a estrutura deve ter.

As quadras de esporte profissionais devem, também, seguir a orientação norte-sul. Desta forma, ambas as equipes terão que jogar com o sol no rosto em algum momento. Se isto não for seguido, um dos times terá sempre o sol em direção a ele.

Veja também nossas quadras de futebol society.

O projeto deve, também, levar em consideração a segurança dos atletas, da torcida e do equipamento. A quadra poliesportiva, com cobertura ou não, deve ter uma rede de proteção na parte superior. Isto evita que a bola saia da quadra e vá em direção às pessoas que estão nos arredores.

Cercar as laterais da estrutura também é essencial para torná-la segura. Além de evitar que a bola saia, ela cria um limite entre a torcida e os jogadores e dificulta invasões, o que preserva a integridade do equipamento. O alambrado para quadra poliesportiva é a escolha mais comum: de arame fixado a postes metálicos, a solução é segura e tem um ótimo custo-benefício.

A proximidade do alambrado com a quadra deve ser calculada por um profissional. Cercas muito próximas à área de jogo podem colocar a integridade dos jogadores em risco.

A Pantelas te auxilia em todas as etapas de seu projeto de quadra poliesportiva coberta ou descoberta. Caso a quadra tenha cobertura, fornecemos toda a estrutura metálica necessária para que a estrutura seja durável e segura. Oferecemos também o alambrado para cerceamento e as redes de segurança para a parte superior.