O avanço da utilização do gramado sintético em campos de futebol profissional

grama sintética em CuritibaDesde os primórdios do futebol o campo sempre foi um local coberto, ainda que parcialmente, pela grama natural, que ainda é largamente utilizada em arenas e estádios no Brasil e exterior. No entanto, aos poucos uma novidade vem roubando a cena: a grama artificial, que pode trazer em sua composição materiais como o plástico e pneu reciclado.

O estádio de beisebol Astrodome, em Houston, nos Estados Unidos, foi um dos primeiros locais esportivos em que a grama sintética foi utilizada, isso na década de 1960. A partir de então, o produto foi ganhando espaço em outras modalidades esportivas, como o futebol. Recentemente o material foi utilizado nos campos da Copa do Mundo de Futebol Feminino, disputada no Canadá.

No Brasil, algumas arenas já usam a grama sintética e outras demonstram interesse em investir no material. A Arena da Baixada do Atlético Paranaense, por exemplo, receberá o gramado sintético. Além dela, a Arena Corinthians utiliza um sistema híbrido com grama artificial em sua composição.

Mas, afinal, por que o gramado sintético tem avançado tanto nos campos de futebol? Simples: esse é um produto com repleto de vantagens, sobretudo no que se refere à manutenção.

A grama natural exige uma manutenção complexa e cara, enquanto a sintética demanda menos trabalho e gasto para conservação, ajudando a cortar despesas com a preservação do campo de futebol. Além de ser econômica, a grama sintética possui durabilidade elevada, tanto que pode ser utilizada várias vezes por semana sem apresentar grandes danos ao gramado. Em época de baixa de recursos hídricos, a grama artificial também faz toda a diferença, uma vez que não exige o uso de água para regar o espaço, ajudando a economizar na conta no fim do mês. Caso o local em que o campo esteja localizado tenha clima desfavorável, o que dificulta o cultivo da grama natural, a versão sintética é a alternativa ideal, ajudando a manter a arena em perfeitas condições de uso sempre.

Outro diferencial é que a grama artificial é um produto em constante desenvolvimento e aprimoramento, para garantir mais conforto para os jogadores, simulando, ao máximo, a versão natural.

Comentários