Drenagem de Gramados Sintéticos – pt 2

Essa semana continuamos com o assunto de Drenagem de Gramados da nossa última postagem. Como sempre você pode acompanhar mais sobre gramados sintéticos no site da Brasgrama.

Característica do Geocomposto Drenante

Para a obra em questão foi utilizado um geocomposto especialmente desenvolvido para a drenagem de campos desportivos naturais ou sintéticos, objetivando a captação e condução da água em um fluxo unidirecional, com o objetivo de melhorar a prática de esportes na arena, mesmo durante a ocorrência de chuvas intensas.
O geocomposto caracteriza-se por um material leve e flexível, de núcleo drenante formado por uma geomanda tridimensional com mais de 90% de vazios. É comercialmente designado por Mac-Drain -SF (Sports Fields), sendo produzido pela empresa Maccaferri América Latina.
O núcleo do geocomposto é termoligado a dois geotêxteis não tecidos em determinados pontos de contato, sendo um dos geotêxteis permeável, e o outro laminado, com baixíssima permeabilidade. Ambos os geotêxteis sobressaem 10 cm além do núcleo nas laterais do geocomposto, a fim de garantir uma perfeita continuidade do sistema nas juntas e permitir a execução das sobreposições.
O geocomposto em questão era disposto em rolos de 2m de largura por 25m de comprimento, dispensando emendas longitudinais, de modo que cada rolo deveria ser instalado interligando o eixo do campo a  uma das laterais – mesmo sentido do fluxo de água a ser drenada. Sua capacidade de vazão informada em especificação técnica de 0,157 (I/s)/m deveria atender à necessidade de projeto, mesmo após aplicação dos Fatores de Redução adotados em acordo com o tipo de aplicação do material geosintético.

Vantagens e resulgeocomposto-drenantetados obtidos com o uso do geocomposto drenante

A comparação entre os desempenhos drenantes apresentados pelos dois sistemas propostos pôde ser realizada de maneira direta, isto é, devido às características da drenagem do campo em questão, onde não existem sistemas de alívio intermediários, o sistema deve captar a água e conduzi-la até uma das laterais do campo. Desta maneira, a comparação entre os sistemas pode ser feita entre as seções úteis por metro linear década sistema, ou seja para cada metro de largura, a capacidade que cada sistema deverá drenar.

CONCLUSÃO

Os excelentes resultados obtidos pela instalação do novo sistema drenante e do novo gramado são perceptíveis. Nota-se em períodos chuvosos, durante os eventos esportivos ao longo do ano, a prática segura de atividades na arena.
O novo sistema drenante em combinação ao novo gramado sintético instalados no campo possibilitaram a eleição deste como centro de treinamento dos Jogos olímpicos no Brasil em 2016.
A manutenção do sistema drenante com o geocomposto quando necessária torna-se efetivamente mais prática, visto que o sistema estaria mais acessível para manuseio se comparado à drenagem convencional, composta por materiais granulares de grande espessura.
O geocomposto drenante atendeu plenamente as necessidades de projeto em um tempo de instalação considerável total de dois meses (sistema drenante e gramado sintético).
Destaca-se ainda o ganho de produtividade no cronograma da obra, além da maior capacidade drenante com uso do geocomposto drenante de, ao menos, duas vezes em relação ao sistema convencional.

Fonte:
Revista Fundações & Obras Geotécnicas
Ano 6 – Nº 66 – março de 2016
www.rudder.com.br

Comentários