Drenagem de Gramados Sintéticos – pt 1

SISTEMA DRENANTE

Um dos principais responsáveis pela manutenção da qualidade de um gramado, sintético ou convencional, é o sistema drenante utilizado pelo campo. A drenagem deve ser considerada como um dos fatores mais importantes para um campo de futebol, tanto para questões imediatas como a realização de jogos em eventos chuvosos, como para questões de longo prazo, a exemplo da manutenção da qualidade do campo.

geocomposto-drenante
A eficiência desse sistema drenante deve ser compatível com as propriedades do campo, sendo os principais pontos considerados: o gradiente hidráulico estabelecido em acordo com a inclinação do gramado, e a permeabilidade do conjunto grama-selo, que determinará a velocidade de entrada de água no sistema de captação e condução da água a ser drenada. No caso específico do “Baetão”, o gramado original já havia perdido sua capacidade drenante, pois a permeabilidade tanto do gramado como da camada superficial do solo já eram muito baixas, resultado da compactação gerada na realização de jogos durante muitos anos. O antigo sistema drenante existente era composto por um colchão de brita que encaminhava o excesso de água para duas canaletas laterais longitudinais, porém, devido às questões mencionadas, o sistema já não apresentava mais condições suficientes para garantir a eficiência necessária para realização de jogos durante eventos chuvosos, acumulando assim o excesso d´água, além de deformações e de gerar demais custos onerosos para manutenção do gramado.
Em gramados convencionais, a  utilização do campo em dias de chuva intensa é extremamente prejudicial à grama, devendo ser evitada.
Drenagens de alta eficiência também trazem problemas aos gramados convencionais, pois podem desidratar a grama, especialmente nas estações mais secas, do ano, gerando uma demanda muito alta de irrigação, elevando também o custo da manutenção.
Estes dois problemas não existem quando o gramado sintético é utilizado, e essas questões deveriam então ser consideradas durante a escolha do sistema drenante, ou seja, ele poderia, e deveria apresentar a melhor capacidade drenante possível, pois permitiria que o campo fosse utilizado em dias de chuvas intensas e reduzindo os custos com manutenção e rega.
A resposta para os problemas relacionados ao sistema drenante foi encontrada através do uso de um geocomposto drenante aplicado em forma de colchão sob todo o gramado sintético, que possibilitaria a melhor condição possível em relação à capacidade de captação e condução da água a ser drenada.

Essa semana falaremos um pouco dos sistemas de drenagem de gramados sintéticos, dividiremos em dois posts, pra podermos abordar com profundidade o assunto. Você pode ler também no site da Brasgrama sobre gramados sintéticos e sistemas de drenagem.

 

Comentários




Não foi possível processar a sua requisição para o site

Tente novamente em alguns segundos.
Entre os possíveis motivos para esta dificuldade estão:
Mais informações acesso: http://www.kinghost.com.br/wiki/artigo/erro-500-causas-e-correcoes/

Status HTTP 500

Hospedado por KingHost