Dicas para construção e projeto da quadra poliesportiva

Uma quadra poliesportiva é uma instalação que traz vantagens a vários espaços. No caso de condomínios, além de valorizar as unidades, esta é uma área comum à mais para que os moradores aproveitem, principalmente as crianças. Já no caso de clubes, a quadra poliesportiva é um espaço a mais para os sócios. Além disso, pode servir para eventos diversos, como feiras e festas. Em escolas, além dos eventos, o espaço é apropriado para que os alunos pratiquem esportes durante o intervalo e a aulas de educação física.

Por mais que pareça simples, o projeto da quadra poliesportiva demanda alguns cuidados para que espaço dure por mais tempo e seja bem aproveitado.

Projeto da quadra poliesportiva

É importante que o projeto da quadra poliesportiva seja feito por um engenheiro civil. Além de guiar a construção, ele indicará materiais de qualidade e técnicas de construção para que a estrutura dure o maior tempo possível.

A menos que você pretenda realizar competições, não é necessário que a quadra poliesportiva tenha medidas oficiais (16mx27m). Ela pode ter dimensões menores caso você tenha menos espaço disponível.

Caso você vá construí-la em um condomínio, não comece a obra antes de o custo e projeto da quadra serem aprovados em assembléia. Do contrário, pode haver problemas legais entre os moradores.

Imagem 107

Construção da quadra poliesportiva

O primeiro passo da construção é uma boa fundação para quadra. O solo sob ela deve ser bem compactado e o concreto deve ser colocado todo de uma vez, de modo que a base fique uniforme. Emendas na concretagem podem causar fissuras, que comprometem a durabilidade da quadra poliesportiva.

Com a base pronta, é hora de se preocupar com o assoalho. O piso da quadra pode ser de vários materiais, mas há mais liberdade de escolha se ela for coberta.

A qualidade da pintura também é essencial. No caso de uma quadra poliesportiva com medidas oficiais, é necessário fazer a pintura de acordo com o que define a federação de cada esporte. Caso contrário, não é necessário tanto rigor: você pode adaptar o acabamento à suas possibilidades.

Além do básico, é importante ater-se a alguns detalhes importantes para que você aproveite mais sua quadra e ela seja mais segura. É primordial cercá-la para evitar acidentes: invista em um alambrado para quadra poliesportiva, uma opção barata e duradoura. Ela impede que a bola saia do espaço e atinja outras pessoas. O alambrado deve ser instalado a pelo menos 2 metros da quadra, por questões de segurança.

Para aproveitar melhor a área, é importante investir em uma cobertura para quadra poliesportiva. Isto é ainda mais importante em locais onde o clima é mais chuvoso: se a estrutura for coberta, você poderá aproveitar o espaço independente do tempo.

>> Tudo sobre quadras esportivas aqui!

>> Veja dicas para construção da sua quadra poliesportiva!

Comentários