(41) 3314-5000

Cordas

cordas

Na Pantelas você tem a opção de comprar a corda que atende a sua necessidade. Usadas em várias áreas que vão desde a indústria naval, no transporte de cargas, no esporte e no turismo, na arquitetura e na confecção de artesanato.

Nos últimos anos as cordas passaram a ser confeccionadas com fibras sintéticas no lugar das fibras naturais, para atender às normas técnicas brasileiras. Portanto, a maioria das cordas é feita de polietileno, polipropileno, poliéster ou poliamida (nylon). Existem algumas cordas feitas em fibras naturais como a sisal, a de algodão e a de cânhamo ainda no mercado.

Tipos de cordas

Se você procura uma corda de amarrar carga fique atento aos tipos que existem. A torcida de 3 ou 4 pernas é mais utilizada na navegação e na indústria devido a sua característica de se alongar.

Existem também as cordas trançadas sem alma, utilizadas em áreas rurais para manuseio do gado e na confecção de roupas e bolsas. A trançada com alma é ideal para quem lida com transporte, levantamento, tração devido à capacidade de carga da corda.

Já para atividades esportivas e situações de resgate a corda ideal é a trançada com alma e alerta visual. Além de ser resistente ao esforço físico, peso e ter alta durabilidade, elas contam com cores que facilitam encontrá-las em qualquer ambiente

Cuidados com a corda

Você deve estar se perguntando: corda de polietileno ou polipropileno? Qual eu devo comprar? As duas têm boa resistência química a ácidos, solventes e substâncias alcalinas. Enquanto a corda de polietileno tem um alongamento maior, as de polipropeno tem uma leve resistência maior a impactos, abrasões e choques.

Você deve ter alguns cuidados para que as cordas durem e permaneçam com as mesmas características. As cordas são ótimas para nós, mas eles diminuem pela metade a vida útil do produto.

Outro cuidado que se deve ter é com a abrasão, pois os filamentos não resistem muito a superfícies ásperas, cortantes e pontiagudas. A temperatura tanto alta como baixa alteram o rendimento da corda. Já substâncias químicas e a água salgada do mar também podem alterar os aspectos físicos da sua corda. Fique atento!

Artesanato

Pessoas que sabem como trançar corda de sisal utiliza a muito nas artes, na confecção de utensílios e objetos. É uma ótima opção para uma renda extra. Para fazer um abajur, por exemplo, é muito fácil! Basta apenas você embeber a corda na cola e enrolar em uma bexiga ou bola de praia, espere secar e você terá uma linda estrutura para instalar a lâmpada.

Precisa de cordas? A Pantelas tem a solução! Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esses e outros produtos. Veja também os nossos Arames, essenciais tanto para obras como para artesanato.