(41) 3314-5000

Cabos de Aço

cabos de açoO cabo de aço foi inventado em 1834 pelo alemão Wilhelm August Julius Albert. Ele foi criado para substituir as correntes usadas nas minas de carvão: quanto mais profundas elas eram, mais longas as correntes deveriam ser. Isto também as tornava mais pesadas, dificultando a operação das minas. O cabo de aço, mais leve, facilitava os trabalhos.

Na época das Guerras Mundiais, ele foi muito útil para o uso de armamentos marinhos: ele servia para fixar bombas e minas sob a água. Hoje, ele é um dos itens essenciais para diversas indústrias. Sem ele, muitas das coisas que conhecemos não existiriam: as cabines de elevadores são movimentadas por cabos de aço. O material para a construção dos andares mais altos de edifícios é erguido com ele. Nos carros, eles são responsáveis pelos mecanismos de aceleração e pelo freio.

Com o tempo e os avanços tecnológicos, mais variedades deste material foram desenvolvidas. Um deles é o cabo de aço inox: fabricado em aço inoxidável, tem uma camada protetora de cromo. Ele foi projetado especialmente para não ser corroído de maneira tão fácil. Assim, há uma resistência maior ao processo natural de oxidação do aço – principalmente em ambientes hostis, como o litoral, devido à maresia.

O cabo de aço revestido também é muito útil nestes locais. Como ele recebe uma camada de material plástico em seu exterior, como PVC ou nylon, ele também resiste mais à corrosão e à oxidação. Por esta razão, é amplamente usado em locais com maresia, assim como embarcações.

Há, também, diversas formas de trançar as fibras que compõem o cabo de aço. Cada método cria cabos apropriados para diferentes usos, assim, você deve estudar qual é a sua necessidade e qual modelo é capaz de atendê-la melhor.