Atleta de final de semana: quais os riscos e benefícios?

atleta-final-de-semanaCom a correria diária é comum encontrar quem faça exercícios somente em um ou dois dias da semana – sábado e domingo, mais especificamente. São os chamados atletas de final de semana, que aproveitam seu tempo livre para se exercitar.

Entre as modalidades preferidas desse pessoal estão a caminhada, corrida, andar de bicicleta e, claro, o futebol, principalmente as partidas feitas entre amigos e familiares.

Mas a pergunta é: será que ser atleta de final de semana faz bem à saúde?

A resposta: Sim! – se você souber praticar exercícios adequados ao seu estado físico. Afinal, pessoas que fazem atividades somente no fim de semana não têm uma resistência, tampouco um condicionamento físico tão grande como quem se exercita com frequência.

Essa é uma informação fundamental, pois indica o tipo de exercício que o atleta de final semana deve investir, ou seja, algo leve, com menor intensidade, uma vez que seu corpo suportará a atividade física sem problema.

3 Benefícios do exercício ao final de semana

  1. Melhora o humor: a prática de exercícios por si só libera a serotonina – um neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar e bom humos, mas, além disso, a prática de exercícios como corrida, caminhada ou pedalada, permite um tempo para relaxar os pensamentos e começar a semana renovado.
  2. Perda de peso: praticar atividades físicas ajuda no controle do peso, principalmente quando associamos os exercícios a uma alimentação saudável. Vale lembrar que, antes de começar qualquer atividade ou alterar a alimentação, um médico deverá ser consultado.
  3. Melhoria cardíaca e respiratória: acostumar o corpo à atividades físicas garante uma vida mais saudável, o que inclui a melhora na respiração e previne problemas cardíacos.

Para se obter mais resultados, é recomendada realização de exercícios de três a quatro vezes por semana, podendo alcançar melhor condicionamento físico e outros benefícios para a saúde.

Cuidados a serem tomados com os exercícios aos finais de semana

– Em hipótese alguma faça treinos intensos, numa tentativa de compensar os outros dias da semana que ficou sem praticar exercícios. A atividade física puxada e a falta de preparo físico resultam em uma combinação extremamente perigosa: ela pode aumentar o risco de lesões nos ossos e músculos;

– Ainda que invista em atividades físicas leves, evite praticá-las por longas horas, para não sobrecarregar o corpo. Assim, elimina-se o risco de prejudicar a saúde ou corpo;

– Toda atividade física demanda o uso de roupas e acessórios adequados. Por isso, independentemente do exercício a ser realizado, use roupas e tênis confortáveis. Se investir no futebol, por exemplo, procure usar outros itens, como a caneleira, para maior proteção dos membros inferiores.

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