(41) 3314-5000

Arame Farpado

arame farpado

O arame farpado é uma solução de segurança usada há mais de um século. Ele foi criado em 1874, nos Estados Unidos, por Joseph Glidden.

O objeto teve uma importância muito maior na história do que a princípio pode se supor. Com o arame farpado, o custo para delimitar um pedaço de terra caiu consideravelmente. Já não era mais preciso apenas as cercas de madeira para cercar um determinado local.

Em 1862, com a Lei da Propriedade Rural, qualquer cidadão americano, incluindo mulheres e escravos, tinha direito a uma propriedade no oeste dos Estados Unidos, desde que construída uma casa e cultivada a terra por um período mínimo de cinco anos. Assim, foi o arame farpado que pôde colocar em prática a Lei da Propriedade Rural.

Utilização do arame farpado

O principal emprego do arame farpado está na sua utilização em casas e lotes de terra, principalmente com o objetivo de evitar que animais escapem e também para evitar a entrada de pessoas.

O recurso continua barato e muito fácil de instalar: para criar uma cerca de arame farpado, basta fincar estacas no chão e desenrolar o arame sobre elas, sempre com equipamentos de segurança adequados.

Diferença entre arame farpado e concertina

A concertina, também conhecida como arame laminado, é um tipo de arame farpado enrolado com lâminas de aço. Atualmente, a concertina tem ganhado muito espaço como elemento de segurança nas casas. O arame farpado em espiral garante uma maior proteção contra invasores.

O funcionamento do arame farpado é como o da concertina: ele é uma barreira física, por sua capacidade de causar ferimentos em invasores, mas também é uma barreira psicológica, pois a perspectiva do ferimento funciona como um importante elemento de dissuasão contra pessoas mal intencionadas.

Contudo, a fabricação dos produtos é diferente. Enquanto o arame é trançado e recebe as farpas após sua confecção, as lâminas da concertina são criadas enquanto o material é fabricado. O arame farpado e a concertina também podem ser usados juntos. No campo, as cercas de arame farpado são muito comuns.

Informações sobre o produto

O arame farpado é feito por meio do entrelaçamento de dois fios de arame que possui, a intervalos regulares, farpas pontiagudas que se parecem com espinhos. Porém, existem vários tipos diferentes, cada um suprindo necessidades distintas.

O arame farpado Potro é indicado para cercas de pequenas extensões, que não serão submetidas a uma força muito grande de animais.

Já o arame farpado Elefante apresenta uma alta resistência ao impacto de animais.

O arame farpado Gil é indicado tanto para regiões urbanas quanto rurais e para cercar animais menos agressivos.

O Touro é indicado para áreas alagadiças e litorâneas, uma vez que passa por um processo de galvanização mais intenso que os outros tipos.

O arame farpado Urso é ideal para as áreas rurais que ficam localizadas em regiões menos úmidas e com exigência de um produto resistente.

Por fim, o arame farpado Zebu é indicado para áreas que apresentam o acesso dificultado para a construção de cercas e divisões de pastos.

Dicas de compra

É muito importante, no momento da compra, saber se o que você realmente precisa é o arame farpado ou a concertina. Igualmente importante é ter feito todas as medições prévias para que no fim não falte nem sobre a matéria em excesso.

O índice de galvanização deve sempre ser observado. A galvanização protege o aço ao formar uma camada resistente à corrosão. Portanto, em áreas com um alto índice de umidade, é essencial que o índice de galvanização do seu arame farpado seja alto para evitar sua oxidação.

Arame farpado Gerdau

Arame Farpado Gerdau Potro

Indicado para cercas de pequenas extensões, sem grandes esforços de animais. Extremamente maleável, facilita o manuseio e a aplicação. Sua torção contínua, tipo Elefante, garante a firmeza das cordoalhas. Fácil de trabalhar.

a1

Arame Farpado Gerdau Touro

Em regiões alagadiças e/ou litorâneas, se a opção for por fios finos, o Touro é o arame mais indicado, pois possui tripla camada de galvanização.
Possui alta resistência e 100% de aproveitamento do arame devido ao carretel interno.

a2

Arame Farpado Gerdau Elefante

O arame farpado elefante é uma opção de arame farpado mais grosso, com 2,2mm de espessura que resiste a maiores impactos dos animais, tendo uma durabilidade maior.

arame-farpado-elefante

Dicas para instalar o arame farpado galvanizado

O arame farpado galvanizado é vendido em rolos com alguns metros do material. A tendência é que, ao ser desenrolado, ele se curve. Para garantir uma cerca com vida útil mais longa, amarre um objeto pesado às pontas soltas.

Além disso, use algum item cilíndrico, como um cano, para facilitar o desenrolar do carretel: coloque-o no centro do rolo para servir como suporte.