Arame Farpado e suas aplicações

Você já pensou nos diversos usos do arame? Ele pode ser encontrado de inúmeras formas, desde o varal para estender roupas, até na fabricação de cercas – sendo feito, normalmente, de ferro, cobre ou latão. Além disso, também pode ser encontrado na fabricação das cercas de arame farpado, que promovem a segurança.

cerca de arame farpado

Conhecido pelos espinhos – ou farpas de arame enrolados em seu comprimento, o arame farpado é comumente colocado como cerca de proteção em casas e lotes de terra, visando manter animais e pessoas fora da área protegida.

Constituído por dois fios de arame enrolados entre si, esse tipo de material garante a resistência do cabo de arame. As farpas pontiagudas são estrategicamente posicionadas juntas ao longo do comprimento, apontando também para direções diferentes, o que pode causar dando em várias dimensões para quem tentar violar o espaço resguardado.

Como instalar o arame farpado

Vendidos em rolo, a forma mais comum de instalar arame farpado é fazer uma pequena cerca, desenrolando-os e fixando-os em estacas de madeira no chão, a fim de garantir a formação de uma “parede” delimitadora do espaço. Essa forma de isolamento fica, normalmente, com quatro cabos de arame paralelos na horizontal, indo de cima a baixo.

Vale lembrar que o uso de arame farpado para proteção das residências – ainda que efetivo – é um pouco retrógrado, pois existem outros materiais de proteção mais consistentes, evoluídos do arame farpado, como a concertina.

Conheça a Concertina – Arame Farpado Espiral

A Concertina é um tipo de arame farpado enrolado com lâmina de aço que podem cortar. Muito usada no meio militar, o arame farpado enrolado cada vez mais vem se popularizando no uso de proteção de residências, por ter uma efetividade maior que o modelo convencional, sendo também uma alternativa mais barata quando comparada à cerca elétrica.

Inicialmente utilizada em locais que necessitavam uma proteção mais rígida – como hospitais psiquiátricos e prisões, em 1860, a concertina dificultava e impedia aqueles que tentavam fugir. Já em 1890, passou a acontecer o uso militar, com lâminas de ação perfurante profunda – utilizadas então para construir barreiras e delimitar fronteiras no campo de guerra. Atualmente, a cerca de arame farpado espiral é muito encontrada em residências, pois as espirais garantem maior proteção contra invasões.

Vale lembrar que é imprescindível a instalação com mão de obra qualificada, pois seu manejo é muito perigoso.

Tipos de Concertina

A concertina, também conhecida como arame laminado, pode ser encontrada em 5 modelos, confira:

Concertina Dupla Clipada

Feito para proporcionar maior segurança de uma área, pois na sua fabricação, os clipes de aço fazem o espaçamento entre as espirais serem reduzidos.

Concertina Simples

É indicado para locais que não tem tanto perigo, por isso esse tipo tem menos espirais, mas ainda conta com as lâminas que podem cortar e perfurar.

Concertina Pintada

É igual a concertina tradicional, com as mesmas lâminas e quantidade de espirais, mas com estilização para ficar mais ambientado e discreto.

  Concertina Eletrificada

É a junção do poder da cerca de concertina com a cerca elétrica, esse tipo de concertina necessita de autorização de responsabilidade do contratante.

  Concertina Flat

Como esse estilo é próprio para portões ou alambrados, é necessário a concertina com aço reforçado e suporte a galvanização.

Gostou de conhecer mais sobre o arame farpado e suas variadas? Comenta aqui!

>> Conheça os tipos de arame!

>> Veja como valorizar seu imóvel por meio da segurança!

Comentários