Alimentação: antes ou depois do jogo de futebol?

Quando se começa a praticar exercícios, ou ainda quando se é um típico atleta de final de semana, as dúvidas sobre alimentação são frequentes. Afinal, devo fazer a refeição antes ou após a atividade física/jogo?

Curiosamente, você deve se alimentar antes e depois do exercício! O motivo é simples: se exercitar em jejum não é uma boa pedida, pois pode fazer com que você passe mal e até desmaie, devido à hipoglicemia.

Já a alimentação depois do jogo deve ser feita, já que tem como objetivo a reposição de nutrientes e energia, garantindo disposição e ânimo para realizar demais atividades no decorrer do dia.

O simples fato de você ter de se alimentar antes e depois da atividade física não significa que tudo está liberado! Pelo contrário: é essencial consumir os itens certos, para evitar passar mal.

Mas, qual seria uma alimentação adequada para o pré e pós da atividade física / jogo? Confira aqui dicas para fazer refeições ideais para garantir seu ótimo desempenho!

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Alimentação antes do jogo

O recomendado é sempre fazer uma refeição leve antes de praticar atividades físicas. Aposte, por exemplo, em um sanduíche com pão integral e queijo, uma fruta ou um iogurte.

Tente se alimentar entre duas a meia hora antes de se exercitar, para garantir que seu organismo receba os nutrientes e tenha energia para potencializar seu desempenho.

Alimentação depois do jogo

Pode ser que a fome seja grande após o jogo, mas evite assaltar a geladeira ou extrapolar na refeição, principalmente se seu objetivo for manter o peso que possui ou emagrecer.

A alimentação do pós-jogo deve seguir a mesma recomendação do antes da atividade física: coma algo leve. A diferença é que dessa vez os carboidratos e proteínas são mais indicados, uma vez que ajudam a repor a energia.

Prefira pratos com carne vermelha ou branca, desde que magra, além de saladas. Também é possível saborear uma massa, sem exageros e com molhos leves e menos calóricos.

Acompanhe a refeição com sucos naturais, que são ricos em nutrientes e ajudam a hidratar seu organismo, repondo parte da água perdida durante o jogo.

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